20/11/2020

As ervas aromáticas na dieta mediterrânica

As ervas aromáticas são plantas que devido à sua composição nutricional e às funções benéficas que desempenham na saúde humana são um excelente substituto do sal, conferindo sabores, aromas e cor às refeições, e fazem parte da culinária mediterrânica.

Para manterem as suas propriedades devem ser adicionadas aos alimentos no fim da sua preparação, uma vez que a maioria das suas propriedades é perdida pela ação do calor.

As ervas aromáticas fornecem proteínas, vitaminas (A, C e complexo B), sais minerais (cálcio, fósforo, sódio, potássio e ferro), fibras, componentes voláteis (óleos essenciais) e substâncias fitoquímicas (substâncias bioativas presentes nas plantas em pequenas quantidades, que atuam como antioxidantes, bactericidas, antivírus, fitoesteróis e indutores ou inibidores de enzimas).

Vários estudos indicam que as substâncias fitoquímicas parecem ser as responsáveis pelas propriedades atribuídas às ervas aromáticas, nomeadamente: prevenção do aparecimento de cancro, funcionamento cardiovascular, reprodutivo e nervoso e ainda como estimulante do sistema digestivo e potenciador do sistema imunitário. Muitas ervas aromáticas são conhecidas como excelentes fontes de antioxidantes naturais, podendo contribuir para a ingestão diária de antioxidantes. Os compostos fenólicos são os antioxidantes primários presentes nas ervas aromáticas (orégão, tomilho, manjerona, sálvia, manjericão, funcho, coentro).

No refeitório da escola já estão a ser utilizadas diariamente em todos os pratos confecionados. Saboreie-as no refeitório da escola ou nas refeições cozinhadas em casa!

Para aceder a mais informações e a sugestões de receitas culinárias aceda, através do seu telemóvel, ao QRCode ou através da hiperligação: https://bit.ly/36EPBmM .


Sem comentários: