16/11/2020

Sentimentos, sensações e emoções

 Todos os anos, durante o mês de outubro, celebramos as Bibliotecas Escolares, o seu valor como espaço agregador de conhecimentos e recursos diversificados, a sua função educativa, formativa, cultural.

Em 2020, o tema do MIBE, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar, que tem por base o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número três, da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade que pretende levar os jovens a refletir sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo, promovendo a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, intelectual e social das crianças e jovens. 

Várias turmas do terceiro ciclo e do décimo ano  foram convidadas a descobrir a forma como a biblioteca pode contribuir para a saúde e o bem-estar  através dos recursos que disponibiliza e das atividades que propõe.

  • A primeira atividade proposta foi o visionamento do videoclip de Sérgio Godinho "Novo normal" (podes rever na hiperligação que se encontra no título), seguida de um jogo de reconstrução do texto partilhado no Educaplay:




  • A segunda atividade propôs o visionamento de um vídeo realizado pelas psicólogas escolares do concelho de Viseu, para ajudar os jovens a lidar com a ansiedade e outras emoções negativas. (Ver o vídeo). Depois de um breve exercício de relaxamento, construímos nuvens de palavras com as emoções, sensações dos alunos, utilizando o Mentimeter. 
  • As nuvens de palavras podem ser vistas nesta brochura.


Sem comentários: