20/02/2014

FEVEREIROS - NOVOS LIVROS XIII

- “ A Promessa” – Lesley Pearce
“ A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou.
Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.
Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor. Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?”

- “ A Elegância do Ouriço” – Muriel Barbery
“ Este romance contado a duas vozes alternadas decorre num edifício situado num bairro rico de Paris e habitado por uma burguesia rica e snobe. Renée é uma porteira de 54 anos, cultíssima, autodidata e apaixonada pela pintura naturalista holandesa, pela filosofia, por Tolstoi, pelo cinema japonês e uma devoradora de livros. Porém esconde-se por detrás da figura humilde que todos esperam ver numa porteira e fá-lo com um humorismo que tem o seu quê de satírico. Paloma é uma adolescente superdotada de 12 anos, intensamente consciente da vacuidade do destino que a espera. Também ela se esforça por esconder a sua inteligência e o olhar crítico e lúcido que tem sobre o mundo e sobre a elite a que pertence. Esta jovem tem um objetivo: suicidar-se no dia em que completar treze anos. Tudo isso mudará com a chegada de um japonês, o senhor Ozu, que depressa desmascara Renée e integra Paloma num pequeno trio que terá para todos um papel redentor.”

- “ O Fantasma dos Canterville e outros Contos” – Oscar Wilde

O Fantasma de Canterville é uma história divertida onde Oscar Wilde parodia as velhas lendas de fantasmas ao mesmo tempo que leva o leitor a refletir sobre questões tão sérias como o bem, o mal, o amor, a morte e as relações entre pessoas de diferentes culturas, ou, no caso do próprio Fantasma, de diferentes mundos. Neste livro estão incluídos os contos O Pescador e a Sua Alma, O Dia de Anos da Infanta, A Esfinge sem Segredo e O Crime de Lorde Arthur Savile.”

Sem comentários: