04/11/2021

Mês das Bibliotecas Escolares - atividades

 Durante o mês de outubro, celebrou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano subordinado ao tema "Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo".

Para além de uma exposição de livros de contos e da decoração da biblioteca, realizamos o
ficinas de escrita criativa. Esta atividade teve como objetivo a criação de e-books, a partir da leitura de contos infantis e contos tradicionais.

Após a leitura de alguns contos, solicitou-se aos alunos que refletissem sobre a(s) moralidade(s) que transmitiam, contextualizando-a(s) na atualidade. 
Os alunos do 3º ciclo, em grupo, criaram novas histórias a partir de frases retiradas de diversos contos, que não lhes tinham sido apresentados. Aos alunos do ensino secundário, foram distribuídos contos a que foi retirada a parte final da história e, em grupo, recriaram novos finais para esses contos. 
Foram selecionados contos de autores como Perrault ou Andersen, contos tradicionais portugueses e contos moçambicanos. Nas disciplinas de Francês e Espanhol trabalharam-se contos de países francófonos e de língua espanhola. Partilhamos as imagens da Biblioteca, e o acesso aos e-books, que estão em fase de elaboração.

Sem comentários: