25/05/2016

Na Urgência


“NA URGÊNCIA”   Costa, Joana Bénard da
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2014

Relato do quotidiano atribulado e intenso do Serviço de Urgência Central do maior hospital do país, o hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde diariamente são atendidas centenas de pessoas.
Quem são elas? Porque motivos lá vão? E quem são os profissionais de saúde que escolhem trabalhar num sítio onde quase tudo é imprevisível e e o mundo lá fora parece nunca dar tréguas?
Este livro tenta retratar a realidade de um serviço de urgência tal como ela é. A partir dos depoimentos dos doentes, dos seus cuidadores e dos profissionais de saúde tenta-se compreender melhor o que esperam os cidadãos de um serviço de urgência e que tipo de respostas são dadas por uma estrutura que, por definição, deve prestar cuidados de saúde a doentes urgentes ou emergentes mas acaba por funcionar também como um "mega" centro de saúde onde o atendimento pode ser demorado mas as senhas nunca ficam esgotadas e há sempre espaço para mais um.
Neste mundo de paredes brancas cabem todos. Todas as pessoas, todos os problemas, de saúde e não só. Neste mundo, há gente demais. Este livro tenta perceber porquê.
Enviar um comentário