03/02/2014

FEVEREIRO NOVOS LIVROS

- “ Uma Villa em Itália – Elizabeth Edmondson
“ Quatro pessoas, uma herança misteriosa e um irresistível convite para um lugar mágico.
Delia, filha de um lorde e cantora de ópera, não consegue esquecer o ex-namorado, agora casado com a sua irmã. George, um cientista nuclear de Cambridge, não consegue perdoar-se por ter participado no desenvolvimento da bomba atómica. Marjorie escreve policiais, ou melhor, escrevia, já que se debate há algum tempo com um bloqueio criativo. E Lucius, um banqueiro de Boston, vive ainda assombrado pelas memórias da guerra. Quatro pessoas aparentemente sem nada em comum veem o seu nome mencionado no testamento de uma mulher que não conhecem. Quem foi Beatrice Malaspina e porque exige que compareçam na sua villa em Itália? Enquanto esperam pelas respostas, a magia do lugar começa a exercer os seus efeitos sobre eles: os frescos desbotados, os jardins exuberantes e a magnífica torre medieval não se assemelham a nada que já tenham visto. Aos poucos, quatro pessoas que sempre fizeram os possíveis por esconder os seus problemas descobrem que a mudança – e até mesmo a esperança – é possível Mas a misteriosa Beatrice tem um segredo arrebatador que os afetará a todos…”

- “Nas Tuas Mãos” – Inês Pedrosa
“ Três mulheres – Jenny, a avó; Camila, a mãe; Natália, a filha – cruzam destinos e as suas memórias do século neste romance. Entre o diário da primeira, o álbum de fotografias da segunda, e as cartas da terceira, revelam-se sucessivos rostos da paixão numa sociedade em mudança. … Em Nas Tuas Mãos, Inês Pedrosa convida-nos a imaginar o Portugal das últimas décadas medido e analisado pelas variáveis emoções das suas protagonistas.”

- “ O Estado que saiu do Frio” – John le Carré
“ Esta obra é a história da perigosíssima missão de um agente que quer desesperadamente pôr termo à sua carreira de espião: sair do frio. Neste reconhecido clássico do suspense, Le Carré mudou as regras do jogo e viu-se catapultado para a fama mundial.”

- “ O Jackpot Cósmico” – Paul Davies
“ No seu estilo carateristicamente claro e elegante, Davies revela que as descobertas científicas mais recentes apontam para um facto surpreendente: muitos aspetos diferentes do cosmos – das propriedades do humilde átomo de carbono à velocidade da luz – parecem concorrer de modo perfeito para a criação de vida. Se alguma das leis ou constantes físicas que regem o universo tivesse sido nem que fosse um tudo-nada diferente, a vida tal como a conhecemos seria impossível. Uma nova teoria radical diz que isso se deve ao facto de o nosso universo ser apenas um de um número infinito de universos, cada um dos quais ligeiramente diferente dos restantes. O nosso universo só é bioamigável por acaso – sucedeu que ganhámos o jackpot cósmico.

Mas Davies pensa que há uma solução mais satisfatória para o problema da existência: as observações que fazemos hoje podem ajudar a moldar a natureza da realidade no passado remoto. Se isto for verdade, a vida e, em última análise, a consciência não são apenas produtos secundários acidentais da natureza, mas agentes essenciais na evolução do universo.”
Enviar um comentário