27/02/2014

FEVEREIRO - NOVOS LIVROS XVIII

- “ O Diário Oculto de Nora Rute” – Mário Zambujal
“ Nora Rute é uma personagem de romance e, ao anotar a sua vida num diário, vai escrevendo, no desconhecimento do que virá a seguir, o seu próprio romance. Ao mesmo tempo, acrescenta-lhe o registo de acontecimentos e usos que marcaram o ano de 1969 desde a chegada do Homem à Lua à moda da minissaia, das manifestações estudantis à guerra em África, dos cafés de Lisboa aos espetáculos da época.
Narrativa de marcada originalidade, pela sequência paralela de factos e ficções, coloca coloca os leitores no caminho irrequieto de uma jovem que, numa sociedade machista, desafia as regras de um pai austero. Gravitam no seu dia-a-dia os membros da família, a misteriosa tia Nanda, a irritante prima Mé, os encontros imprevistos, um quase desconhecido que parece ter conquistado, em definitivo, o amor de Nora Rute. Entre os ventos da revolta estudantil vividos em Paris e as luzes e sombras de Lisboa, a lezíria do Ribatejo abre espaço para o desejo de liberdade.
Ao colocar-se na mente de uma jovem rebelde, Mário Zambujal, sem abandonar o seu estilo inconfundível, incorpora-o no espírito e na conduta de uma menina-mulher que descreve a agitação dos seus dias.”

- “ O Fogo de Istambul” – Jason Goodwin
“ Estamos em 1836. A Europa modernizou-se e o Império Otomano tem de lhe seguir os passos. No entanto, poucos dias antes de o sultão Mahmud II proclamar um édito reformista, uma vaga de crimes macabros ameaça romper o frágil equilíbrio do poder da corte. Quem estará por detrás destas mortes? Todos os indícios apontam para os janízaros, a antiga elite do exército otomano. Apenas um homem de inteira confiança do sultão poderá descobrir o enigma: esse homem, um eunuco, é Yashim Togalu. Investigador insólito, amante de culinária e de romances franceses, possui a extraordinária capacidade de passar despercebido e ter acesso a todas as zonas do palácio, incluindo o harém do sultão. Conseguirá ele travar a conspiração que ameaça destruir o império?”

- “ O Mistério do Quadro de Bellini” - Jason Goodwin
“ Istambul 1840. Yashim Togalu, o brilhante detetive eunuco, é convocado para uma audiência com o jovem sultão Abdiilmecid, que o encarrega de encontrar uma obra de arte há muito desaparecida: o retrato de Mehmet, o Conquistador, pintado em 1479 pelo famoso mestre veneziano Bellini. O sultão está convencido de que o quadro se encontra em Veneza e, disfarçados, Yashim e o seu inestimável amigo, o embaixador polaco Stanislaw Palewski, atravessam o Mediterrâneo.

Veneza é então uma cidade decadente, de palácios desertos e canais silenciosos onde se cruzam negociantes de arte, falsificadores e aristocratas. O que começa por ser uma simples investigação em breve se torna num jogo perigoso e fatal, e os dois homens veem-se envolvidos numa conspiração que põe em causa quer a estabilidade do Império Otomano, quer a paz na Europa.”

Sem comentários: