11/02/2014

FEVEREIRO - NOVOS LIVROS VI

- “ A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata” – Mary Ann Schaffer/Annie Barrows
“ Londres,1946. Depois do sucesso estrondoso do seu primeiro livro, a jovem escritora Juliet Ashton procura duas coisas: um assunto para o seu novo livro, e, embora não o admita abertamente, um homem com quem partilhar a vida e amor pelos livros.
É com surpresa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey, a comunicar que tem um livro que outrora pertenceu a Juliet.
Curiosa por natureza, Juliet começa a corresponder-se com vários habitantes da ilha. É assim que descobre que Guernsey foi ocupada pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que as pessoas com quem agora se corresponde formavam um clube secreto a que davam o nome de Sociedade Literária da Tarte da Casca da Batata. O que nasceu como um mero álibi para encobrir um inocente jantar de porco assado transformou-se num refúgio semanal, pleno de emoção e sentido, no meio de uma guerra absurda e cruel.
Fascinada pela história da dita Sociedade Literária, e ainda e ainda mais pelos seus novos amigos, Juliet parte para Guernsey. O que encontra na ilha mudará a sua vida para sempre.”

- “ Para onde vão os Guarda-chuvas” – Afonso Cruz
“ O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos ter sido o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca. Um magnífico romance que abre com uma história ilustrada para crianças que já não acreditam  no Pai natal e se desdobra numa sublime tapeçaria de vidas, tecida com fios e as cores das coisas que encontramos, perdemos e esperamos reencontrar.”

- “ O Sono” – Ângelo Soares
“ Chamar a atenção para a necessidade, que é vital, de ter um bom sono com um acordar suave é a finalidade deste livro.
Após definir o sono, é assinalado o efeito de toda a atividade cerebral enquanto se dorme e evidenciado o trabalho dos neurónios e respetivos neurotransmissores, quer na aquisição de funções como a memória, a capacidade criativa e o pensamento abstrato, quer na preservação da imunidade, essencial às defesas do organismo. A privação provocada do sono reflete-se na vida diária, na eficácia profissional ou escolar e acaba por desencadear graves problemas de saúde física e mental.

Casos reais, retirados da prática clínica, ilustram a influência de diversos hábitos instalados ao longo da vida, os quais, ao interferir na qualidade do sono, predispõem o indivíduo para doenças. Conhecendo todos estes fatores e sabendo como o sono é realmente uma fase muito complexa do nosso quotidiano, alguns conselhos úteis para um sono reparador podem ajudar a atrasar o desenvolvimento e a evolução de doenças e conservar a qualidade de vida.”

Sem comentários: