21/01/2014

JANEIRO - NOVOS LIVROS X

- “ Género e Cidadania” – Guião de Educação – 1º ciclo – Maria João Cardona (coord.), Cristina Vieira, Isabel Piscalho, Marta Uva, Teresa-Cláudia Tavares
“ À semelhança do Guião da Educação já realizado para a educação pré-escolar, esta publicação pretende apoiar as práticas educativas de professores e professoras do 1º ciclo do ensino básico, no que diz respeito ao trabalho sobre género e cidadania. As Questões relativas ao género e cidadania fazem parte do quotidiano da vida das crianças e entram, naturalmente, na vida da escola. Muitas vezes, alegando a sua transversalidade, a abordagem desta área acaba por ser desvalorizada. Não é fácil o desenvolvimento de um trabalho educativo sustentado em torno destas questões, nomeadamente em contexto de sala de aula, pelo que tendem a ser muitas vezes ignoradas e/ou reprimidas.”

- “ Perfume de Jasmim” – Jude Deveraux
“ Charlston, 1799: Catherine Edilean Harcourt não tem falta de pretendentes na Virginia, e espera realizar o seu sonho de casar e ter uma família. Mas o espírito aventureiro de Cay é despertado ao visitar o seu padrinho na Carolina do Sul. Acamado com uma perna partida, ele pede a Cay que o substitua numa missão urgente: a caminho de um baile de máscaras, ela deve entregar um cavalo selado ao filho de um velho amigo … que por acaso também é um fugitivo acusado de assassinar a mulher! Cay concorda com o plano,  que não corre nada como planeado … e encontra-se em fuga com Alexander McDowell. Embora devesse temê-lo, Cay sente-se atraída por Alex e convence-se da sua inocência enquanto procuram refúgio nos Everglades da Florida. Será que confiar nele vai ser o pior erro da sua vida? Ou apaixonarem-se será a salvação que ambos procuravam?”

- “ Café Negro” – Agatha Christie
“ O inventor Sir Claud Amory fica desesperado quando a sua fórmula para um novo e poderoso explosivo é roubada. O autor do roubo só pode ser alguém que esteja em sua casa. Terá sido um familiar ou um “amigo”? Com medo da resposta, Sir Claud decide dar uma oportunidade ao infrator. As portas são trancadas e as luzes desligadas, mas em vez de devolver a fórmula, o ladrão acrescenta algo ao café do anfitrião … Poirot já não consegue impedir esta morte, mas pode ainda evitar uma catástrofe. Tem “apenas” de encontrar a fórmula e o assassino. E tudo isto sem se deixar envenenar …”

- “ O Mistério do Jogo das Paciências” – Jostein Gaarder

“ Em O Mistério do Jogo das Paciências o enredo gira em torno de um rapazinho de doze anos que, com o seu pai, viaja em busca do Ás de Copas ou, mais precisamente, da sua mãe, que oito anos antes partira para a Grécia em busca de si mesma. Pelo caminho, pai e filho são desviados por um misterioso anão para uma aldeia perdida nos Alpes, onde conhecem um não menos misterioso padeiro. A viagem real prossegue em paralelo com uma viagem num mundo de fantasia, e sucessivas coincidências criam aproximações que vão conferindo significados inesperados à ação.”

Sem comentários: