12/11/2013

Projetos Ler+ Jovem e Dormir+ para Ler Melhor

A Escola Secundária de Viriato mais uma vez está de parabéns, pois apresentou candidatura a dois projetos do Plano Nacional de Leitura e foi integrada em ambos.

O projeto Ler mais jovem pretende, em primeiro lugar, divulgar a prática da leitura junto dos jovens e dos adultos. Com as atividades a desenvolver nas instituições de terceira idade envolvidas, vai proporcionar-se o respeito pelos mais velhos, detentores de uma sabedoria alicerçada nas suas vivências; a criação de laços afetivos; o desenvolvimento de sentimentos de solidariedade social, o estímulo para o combate à solidão e um convívio saudável. As atividades a realizar pelas turmas C e E do 10º ano e 10º p4 irão permitir a aproximação entre duas gerações através da partilha de leituras e de memórias o que conduzirá, desejavelmente, a novas aprendizagens de todos os intervenientes.





O projeto Dormir+ para Ler Melhor pretende que as crianças e os jovens percebam a importância da higiene do sono para a reposição da energia física e para a ativação da memória e da capacidade de aprenderem. Paralelamente, torna-se também imprescindível consciencializar os adultos da necessidade de ajudarem as crianças e os jovens a adoptarem comportamentos favoráveis à regulação do sono, contribuindo-se, assim, para que aqueles se tornem cidadãos mais saudáveis, com percursos escolares regulares e com bons níveis de literacia. Este projeto será desenvolvido nas turmas do terceiro ciclo.




Sem comentários: