10/11/2011

Concurso Nacional de Leitura 2011/2012 - I

Mais uma vez, vai realizar-se o Concurso Nacional de Leitura. Este concurso aberto ao 3º ciclo e ao ensino secundário, decorre em três fases. A primeira, selecção dos alunos a nível de escola, terá que estar concluída até ao dia 13 de janeiro.
Na Escola Secundária de Viriato, os alunos deverão inscrever-se junto do professor de Língua Portuguesa / Português até ao dia 7 de dezembro. 
A eliminatória será realizada no dia 11 de janeiro, às 14.30h.

Para o 3º ciclo, as leituras propostas são:



Vento, areia e amoras bravas de Agustina Bessa-Luís


Agustina Bessa-Luís nasceu em 15 de Outubro de 1922 em Amarante. Com mais de meia centena de obras, é uma das figuras mais importantes e prolíferas das letras portuguesas. Consagrou-se com romancista, em1953, com o Prémio Delfim Guimarães e, em 1954, com o Prémio Eça de Queiróz. Em 1984, obteve o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores.



Vento, Areia e Amoras Bravas



Vento, Areia e Amoras Bravas é um título dançarino. Todo ele mexe e convida a dançar e arrasta o movimento da juventude que depois vai conduzir à idade consular. A toga vai suceder à sandália e o cinto desatado, que correspondem à história radiosa de Lourença. Ela não quer esquecer a infância nem o vento furibundo que tenta dispersar os pequenos sinos de salvação mais espirituosa, a salvação da descoberta. Vento, carrega o tumulto do coração que brinca e sofre. Areia, seca os caracteres com que se escreve a vida ainda sem servidão. Amoras bravas, são os negros caprichos que deslizam em cachos mal maduros até ao tempo da consciência e da criação. Volta Dentes de Rato como uma gota de azougue imóvel na palma da mão. Estará imóvel ou apenas encantada? Veremos, veremos… que as histórias são para explicar coisas. A leitura fez-se para encher o silêncio de mágica.




O rapaz do pijama às riscas de John Boyne

 John Boyne nasceu a 30 de Abril de 1971 em Dublim. Ensinou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prémio Curtis Brown. Já diversos romances, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Os seus romances foram publicados em 29 idiomas. O Rapaz do Pijama às Riscas foi um "mais vendido" em Nova York e existe uma adaptação para o cinema.


O rapaz do pijama às riscas

            Bruno, de novo anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Ele não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.

Sem comentários: