25/11/2009

Dia Nacional da Cultura Científica

No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2009, que decorre de 21 a 27 de Novembro, a Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de Biologia e Geologia realizam as exposições “Dia Nacional da Cultura Científica” e “Darwin, um olhar sobre a sua vida”.
 A primeira pretende divulgar alguns dos mais importantes cientistas portugueses e objectos utilizados em algumas áreas científicas. A segunda tem como objectivo comemorar o 150º aniversário da publicação da obra de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, dando a conhecer a vida e obra deste Naturalista.
Hoje, dia 24, Dia Nacional da Cultura Científica, os alunos do Curso Científico-Humanístico, foram até à Universidade de Aveiro, em visita de Estudo.

O dia 24 de Novembro foi estabelecido como o Dia Nacional da Cultura Científica como forma de celebrar o nascimento do Professor Rómulo de Carvalho, que era professor de Física e Química, mas também dedicou a vida à escrita, pois António Gedeão, o autor do poema Pedra Filosofal, era o seu pseudónimo.

No youtube, podes ver e ouvir textos, canções de alguns dos nossos cientistas/escritores.

Poema para Galileu, lido por Mário Viegas

Pedra Filosofal – Poema de António Gedeão, cantado por Manuel Freire

Lágrima de Preta de António Gedeão por Manuel Freire