11/10/2016

Portugal e a Europa: os Números


“PORTUGAL E A EUROPA: OS NÚMEROS”   Rosa, Maria João Valente/Chitas, Paulo
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2013

A célebre frase do passado «orgulhosamente sós» pouco ou nada ter que ver com o presente que Portugal é. Por isso, quando se fala de Portugal contemporâneo, raramente se evitam as comparações com outros territórios. As marcas das diferenças ou das semelhanças entre «nós» e os «outros» povos nunca escapam nas análises, mesmo as mais isentas ou desapaixonadas.

Ser-se «diferente» não é necessariamente negativo. Aliás, existem diferenças que dificilmente podem ser suprimidas, as quais podemos chamar de «natureza», como a língua, a localização geográfica ou a história do país.

Além destas diferenças de natureza, existem outras que têm que ver com as dinâmicas da própria sociedade. Dependendo dessas dinâmicas, falamos de convergência ou de divergência consoante os indicadores se tornam mais ou menos próximos de um determinado referencial.
O presente livro, «Portugal e a Europa: os Números», foi construído nesta óptica comparativa. Propomos, agora, olhar para os percursos de Portugal em comparação com os 26 países da União Europeia (UE27), independentemente de à época eles pertencerem (ou ainda não) a este espaço.
Enviar um comentário