28/04/2014

25 de abril


Sessão Comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril,
na Escola Secundária de Viriato

 25 de abril
Clica no cravo
Na sessão comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril, estiveram entre nós, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Dr. Mota Faria, o Sr. General Amaral, um dos capitães de Abril, do Regimento de Infantaria 14 e dois representantes dos partidos PS e PSD.
Após as apresentações respetivas e uma sumária referência às conquistas de abril, os alunos declamaram textos e interpretaram canções evocativas daquele acontecimento libertador que marcou profundamente a história recente do nosso país, organizados e intercalados no longo poema do Dr. Jaime Gralheiro, “ERA UMA VEZ UM PAÍS”, de março de 1999, declamado pela Bárbara, pelo Henrique e pelo João Francisco.
A plateia (alunos e professores) assistiu, nesta sequência, a um documentário sobre Portugal antes do 25 de Abril, integrado nas Conversas de Abril, promovidas pela Assembleia Municipal, servindo este de mote para as elucidativas intervenções sobre o dealbar da revolução, os seus objetivos e a instauração da democracia que continuamos a promover.
Depois das brilhantes intervenções a que tivemos o privilégio de assistir e das respostas às questões colocadas, ouvimos uma interpretação daquela que foi a mais paradigmática canção do 25 de abril “Grândola Vila Morena”, pelas alunas Ana Bárbara e Inês Paula, (12º ano), acompanhadas à viola por João Carvalho (11º ano).
A equipa da Biblioteca Escolar, (BECRE), em conjunto com o grupo da disciplina de História, esteve na organização desta sessão, por estar convicta de que estas referências assumem particular importância na educação cívica e social dos nossos alunos.
Ainda no âmbito desta efeméride, foram também elaborados e afixados 40 cartazes, um em cada uma das portas das salas de aula dos Pavilhões da Escola, com os poemas considerados mais paradigmáticos do 25 de abril.


                                                                 A equipa da Biblioteca Escolar

Sem comentários: