26/02/2014

FEVEREIRO - NOVOS LIVROS XVII

- “ O Inimigo Secreto” – Agatha Christie
“ Tommy e Tuppence encontram-se por acaso numa rua de Londres. Tommy é discreto. Tuppance é exuberante.
Juntos, formam o par perfeito para combater o crime. Pelo menos, é o que pensam quando se unem numa parceria a que chamam “Jovens Aventureiros Lda”. Eles dizem-se “dispostos a tudo” mas quando os seus sonhos de aventura se realizam com muita rapidez e ainda mais perigo, serão obrigados a questionar os seus próprios limites… e não só.”

- “ Crime de Luxo” – Ngaio Marsh
“ As jovens debutantes suspiram, ansiosas. As mães casamenteiras planeiam minuciosamente cada lanche, baile e jantar. Em Londres, uma nova temporada está prestes a começar. Mas por detrás de tão enérgica atividade, a alta sociedade está a ser vítima de um crime tão abjeto quanto silencioso. Alguém está a chantagear as mais notáveis famílias da cidade… e essa pessoa também planeia cuidadosamente todos os seus passos.
O inspetor-chefe Roderick Alleyn, ele próprio um aristocrata, move-se suficientemente bem naquele meio para perceber que algo de estranho se passa. Encontrou, até, o aliado perfeito. O seu amigo Robert Gospell aceitou misturar prazer e dever num dos bailes mais aguardados do ano.
E para mal dos seus pecados, o bom lorde descobriu o culpado…”

- “ O Ensaio” – Eleanor Catton
“ Um escândalo sexual numa escola secundária permite que um grupo de raparigas adolescentes tome consciência do enorme poder que detém. A publicidade repentina parece transformar cada ato numa performance e cada espaço num palco. Mas quando a escola de artes dramáticas local resolve converter o escândalo num espetáculo, o mundo real e o mundo do teatro são forçados a encontrar-se, e a fronteira entre privado e público começa rapidamente a esbater-se…

O Ensaio é um romance original e provocador acerca das complexidades do desejo humano. Simultaneamente retrato sensível das suas jovens protagonistas e argumentação arguta sobre a natureza do compromisso emocional, marca a entrada em cena de uma nova voz na ficção contemporânea, de imaginação ousada e talento extraordinário.”

Sem comentários: