06/01/2014

NOVIDADES DE JANEIRO

- “ A Ilha dos Desencontros” – Anita Shreve
“ Pergunto a mim própria: se uma mulher for levada ao limite, como reagirá?”

- “A História da Rapariga Bonita” – Rachel Simon
“ Linnie, uma jovem branca com um ligeiro atraso, e Homan, um afro-americano surdo, vivem fechados e esquecidos numa instituição.”

- “Cafuné” – Mário Zambujal
“ Entrava-se no século XIX com o príncipe D. João no trono de Portugal e o reino à beira das invasões francesas. Apesar de esta ameaça, outras preocupações tinha Sua Alteza com a princesa consorte, D. Carlota Joaquina, de quem se segredavam sucessivos amores. O país, contudo, não se resumia aos nobres e ao clero. Na Lisboa de então, ainda convalescente do terramoto de 1755, vivia-se a agitação de uma época singular.
É aqui que acompanhamos a história de Frei Urbino, um frade que se cansou do mosteiro, e Rodrigo, moço empolgado por encantos femininos, que no Brasil aprenderia a designação preferida. Por estes e outros mimos também conhecemos Dália e Lucrécia, damas participantes nas tropelias de Rodrigo.”
“ Uma particularidade do ser humano é não se limitar aos ciclos de cio. Todo o tempo é bom tempo.”

“ Já nesse tempo não existia quarto de dormir onde não pontificasse a cama. E antes. Inventar a cama foi a primeira urgência dos homens, pela vontade de se deitarem, sozinhos ou acompanhados. Em pé tudo se torna mais dificultoso, incluindo o dormir.”

Sem comentários: