23/01/2014

NOVIDADES DE JANEIRO VIII

- “É Preciso Amar Devagar” – Alexandre Honrado
“ Que coisa estranha, que coisa tão banal, mas nunca comum, essa do amor. Em certos momentos, só queremos ser amados – e nem paramos para amar. E julgamos que isso é o amor, que ainda não descobrimos. Será que é mesmo preciso amar devagar?”
“ Um amor deve ser descoberto em cada passo com qualidade e euforia. E tâo diferente é, caso a caso, esse amor e esse amar.”

-“ A Casa de muitos Mistérios” – Alexandre Honrado
“ A casa de muitos mistérios tem uma praia. É fácil distinguir como o mar está calmo. Não há uma única alga a dar à areia na rebentação … E as ondas estão penteadas para trás, os cabelos aquosos muito lisos, sem manchas brancas de cristas agitadas. A areia não é muito clara, pois não. É como se tivesse a pele escura dos povos de África … É areia de Cabo Verde, disse-me o avô. E de Cabo Verde são aqueles búzios muito compridos, ali, em cima da mesa, que alguém pôs há muitos anos aqui na praia da casa de muitos mistérios. Um búzio grande dá a ouvir o mar.”

- “ História de um Gato e de um Rato que se tornaram Amigos” – Luís Sepúlveda
“ Max vive em Munique com os seus pais e irmãos – e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo.”
“ Quando Max começa a trabalhar, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.
Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.”

- 50 ideias Economia que precisa mesmo saber” – Edmund Conway
“ O que é exatamente um colapso de crédito? Por que razão ganham os futebolistas muito mais do que o resto de nós? Que país será a potência económica dentro de dez anos? E de que maneira nos afeta a economia a cada um de nós no dia-a-dia?

Edmund Conway explica-nos os conceitos centrais da economia. Começando pelas teorias básicas, tais como a “mão invisível” de Adam Smith, e a lei da oferta e da procura, e concluindo com os desenvolvimentos mais recentes acerca das ligações entre a riqueza e a felicidade e da arquitetura da economia do século XXI, o autor elucida-nos sobre os tópicos necessários para compreender os booms e as depressões, os movimentos bolsistas bull e bear, e a forma como o mundo realmente funciona.”

Sem comentários: