02/12/2013

NOVIDADES DE DEZEMBRO

- “Dentro de ti ver o Mar” – Inês Pedrosa
“A vida da fadista Rosa, que procura o pai que nunca conheceu, cruza-se com a de Farimah, que escapa ao fado desenhado pelo pai, e com ode Laura que não teve mãe e ofereceu a filha. A história de três mulheres desobedientes e de como cada uma delas encontra a sua própria voz.”
“O que Inês escreve é algo que procura forçar os muros da realidade, procura derrubar as convenções e as gramáticas, procura ser político no sentido mais radical do termo.”- Eduardo Prado Coelho.

- “Laços de Família” – Clarice Lispector
“No caso de Clarice, porém, a sua obra tarda de modo inusitado a chegar até nós e por duas razões – a primeira é que Clarice Lispector deixou há muito de ser um escritor de pequenos grupos aficionados para ser, no Brasil, uma referência obrigatória caída no domínio público universitário que a cada hora a faz e a refaz de análises e suposições teóricas.” (do Prefácio de Lídia Jorge).

- “Como Bola Colorida – A Terra Património da Humanidade” – A. M. Galopim de Carvalho
“Se é certo que muitos domínios da geologia são indispensáveis à resolução de grande parte das necessidades do nosso quotidiano, também é indesmentível que está no centro de importantes preocupações de cariz filosófico, como são, por exemplo, a origem e a evolução da vida, em geral, e as do Homem, em particular.”

- “Percy Jackson e a Maldição do Titã” – Rick Riordan
“ Quando Percy Jackson recebe uma ligação urgente e aflita do seu amigo Grover, imediatamente se prepara para a batalha.”
” … vai precisar de todos os seus poderosos aliados semideuses …, a sua confiável espada de bronze e … a ajuda da sua mãe.”
“… todos correm em seu auxílio e descobrem que Grover fez um importante achado: dois poderosos meio-sangues, cujo parentesco é desconhecido. Entretanto o titã Crono s criou a sua mais traiçoeira estratégia, e os jovens heróis caíram como presas.
Mas não são os únicos em perigo. Um antigo monstro … ressurgiu e Artemis, a única deusa que parece saber como combate-lo, está desaparecida. Percy e os amigos juntam-se aos Caçadores de Artemis e só têm uma semana para encontrar a deusa desaparecida e desvendar o mistério sobre este terrível monstro, ao mesmo tempo que enfrentam a petrificante profecia da maldição do titã.”
“Há quem se torne num herói e há heróis que nascem dos deuses.”

- “Enquanto Salazar dormia” – Domingos Amaral
“Lisboa 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e atrizes,  judeus e espiões. Portugal torna-se palco e uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância.”

Sem comentários: