19/11/2012

Concurso Nacional de Leitura


Já se encontram abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura. Contata o teu professor de Português e inscreve-te até ao dia 7 de Dezembro.

As obras selecionadas para a 1ª fase, a nível da escola, foram as seguintes:


3º Ciclo

É preciso amar devagar! - Alexandre Honrado




Que coisa estranha, que coisa tão banal, mas nunca comum, essa do amor. Em certos momentos, só queremos ser amados - e nem paramos para amar. E julgamos que isso é o amor, que ainda não descobrimos. Será que é mesmo preciso amar devagar? 


Neste livro, vamos de surpresa em surpresa pelos caminhos do amor. Um amor que deve ser descoberto em cada passo com qualidade e euforia. E tão diferente é, caso a caso, esse amor e esse amar. 



Um livro para pensar. E para amar?








Lobos do mar - Rudyard Kipling

Filho de um multimilionário americano, irritantemente presunçoso, impertinente e malcriado, Harvey estava bem longe de imaginar que de uma tão simples prosápia como fumar um charuto pudesse resultar uma tão grande modificação da sua vida. No entanto, assim aconteceu. Após ter desmaiado no convés do paquete de luxo que o levava à Europa, desperta a bordo de uma frágil embarcação de pesca na companhia de um pescador português chamado Manuel que pertence a um navio pesqueiro. Menosprezando o seu dinheiro e posição o capitão Disko Troop reduze-o a um insignificante moço de limpezas e obriga-o a enfrentar a rude vida do mar. A literatura juvenil enriqueceu-se, ganhou novas cores e personagens com este clássico de Kipling. A tradução é de António Sérgio, notável ensaísta, crítico e pedagogo.






Ensino secundário

Amor de perdição - Camilo Castelo Barnco


Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertecem a famílias distintas, que se odeiam. Moradores de casas vizinhas, em Viseu, acabam por se apaixonar e manter um namoro silencioso através das janelas próximas. Ambas as famílias, desconfiadas, fazem de tudo para combater a união amorosa. Tadeu de Albuquerque (o pai de Teresa), após recorrentes tentativas de casar a sua filha com um primo, acaba por interná-la num convento.
Após uma luta travada com os criados do primo de Teresa, Simão Botelho permanece na casa de um ferreiro devedor de favores a seu pai. A filha do ferreiro, Mariana, acaba também por se apaixonar por Simão, constituindo um triângulo amoroso. Teresa e Simão mantêm contato por cartas. Este, numa tentativa de resgatar Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, e é condenado à forca. As influências de seu pai, antigo corregedor, irão mudar a pena para dez anos de degredo na Índia.
Será que alguma vez se reencontrarão?



A pérola - John Steinbeck



Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.

Sem comentários: