10/11/2011

Concurso Nacional de Leitura - II


Mais uma vez, vai realizar-se o Concurso Nacional de Leitura. Este concurso aberto ao 3º ciclo e ao ensino secundário, decorre em três fases. A primeira, selecção dos alunos a nível de escola, terá que estar concluída até ao dia 13 de janeiro.
Na Escola Secundária de Viriato, os alunos deverão inscrever-se junto do professor de Língua Portuguesa / Português até ao dia 7 de dezembro.
A eliminatória será realizada no dia 11 de janeiro, às 14.30h.

Para o ensino secundário, as leituras propostas são:

O Mandarim de Eça de Queirós


 José Maria Eça de Queirós nasceu na Póvoa de Varzim, a 25 de Novembro de 1845. Estudou no Porto e mais tarde na Faculdade de Direito de Coimbra. Em 1866, instalou-se em Lisboa e passou a dividir o tempo entre o jornalismo e a advocacia. Redigiu integralmente, durante algum tempo, o Distrito de Évora e colaborou com regularidade na Gazeta de Portugal. Um dos maiores nomes da literatura portuguesa de todos os tempos, escreveu obras inesquecíveis como os Maias, O Mandarim, O Primo Basílio e A Cidade e as Serras. Em 1888 foi enviado para Paris, onde vivia a morrer, em Agosto de 1900.


O Mandarim 
Um ser misterioso, que é obviamente o Diabo, propõe a Teodoro um dilema terrível: tocar uma campainha mágica e matar, à distância e de imediato, o riquíssimo Mandarim Ti Chin-Fu, que vivia nos confins da China. Este simples gesto faria dele o herdeiro e senhor de uma imensa fortuna! Teodoro cede à tentação e torna-se um nababo. Mas o crime, mesmo executado telepaticamente, não compensa…



Só resta o amor de Agustín Fernández Paz

Agustín Fernández Paz nasceu em Vilalba, Lugo em 1947. É licenciado em Ciências da Educação. Tinha 28 anos quando Franco morreu. Deste modo, grande parte da sua vida foi marcada pela ditadura…
Agustín acredita que as palavras possuem a força necessária para mudar o mundo e pensa que os livros são imprescindíveis para nos ajudar a sonhar e a viver. Na sua vasta obra, escrita em galego, largamente premiada e em grande parte traduzida para outras línguas, salientam-se títulos como Cartas de inverno, O Centro do labirinto, O laboratório do Doutor Nogueira, etc – já publicados em Portugal.


Só Resta o Amor

As vidas das personagens das histórias deste livro estão ligadas por uma teia de fios invisíveis: Diana, Sara, Pablo; Adrián… Todos se apaixonam e descobrem que o amor é um sentimento de enorme poder, capaz de os transformar por inteiro e de os fazer ver a vida com outros olhos,,. Mas também experimentam a amargura causada pela falta de amor, ou a ausência, ou o amor fracassado. O amor em todas as suas variantes: do primeiro amor adolescente até àquele que sobrevive à morte. E, sempre, os livros como companheiros na aventura de amar.

Sem comentários: