31/10/2011

Novidades em Novembro - O RAPAZ QUE PRENDEU O VENTO


William Kamkwamba - O RAPAZ QUE PRENDEU O VENTO

William Kamkwamba nasceu no Malawi. Depois de uma infância feliz, o ano de 2000 trouxe uma terrível fome, deixando a sua família na mais absoluta pobreza. William então com 13 anos teve de deixar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu optimismo nem a sua vontade de aprender. Socorrendo-se de uma biblioteca local, decidiu acompanhar as matérias escolares. Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Foi o impulso que fez William pôr em prática a concretização de um sonho. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidas em sucatas, viria a montar dois moinhos de vento, conseguindo assim fornecer energia eléctrica e água bombeada a partir de um poço à sua pequena comunidade. O seu feito em breve se tornaria notícia em todo o mundo, sendo depois relatado com a ajuda do jornalista Bryan Mealer neste livro. Uma leitura cativante, que retrata os muitos problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente  da ajuda dos países ricos.

William Kamkwamba estuda actualmente na Afican Leadership Academy, em Joanesburgo, e recebe frequentes convites para palestras e entrevistas de vários países.

Bryan Mealer é jornalista e autor do livro All Things Must Fight to Live: Stories of War and Deliverance in Congo, que resulta da sua experiência como correspondente de guerra na República Democrática do Congo.
  
            “O sucesso de William Kamkwamba com a energia eólica é o exemplo acabado do que alguém, apenas com uma ideia inspiradora, pode fazer para enfrentar a crise que atravessamos. O seu livro conta-nos uma história comovente e empolgante.”

Sem comentários: