03/06/2010

João Aguiar

Faleceu o escritor João Aguiar.
João Casimiro Namorado de Aguiar, nascido a 28 de Outubro de 1943, em Moçambique, escreveu mais de duas dezenas de romances e criou duas séries de televisão destinadas ao público mais jovem - “Sebastião e os Mundos Secretos” e o “Bando dos Quatro”, no qual ele próprio figura na personagem do Tio João. (in Público) (ler mais)
Na nossa biblioteca, contamos com a maior parte dos livros escritos por este autor. Em 2004, no âmbito da Feira do Livro, tivemos o prazer de ter João Aguiar na nossa escola, aquando do lançamento do seu livro "O sétimo herói". Foi uma sessão muito participada, marcada pela simpatia e afabilidade deste escritor, em que conversou com professores e alunos sobre a sua obra, tendo-se seguido uma sessão de autógrafos.
João Aguiar tinha uma ligação afectiva a Viseu, como ele nos confessou, já que o seu familiar, Manuel Casimiro de Almeida,  era natural da nossa cidade e foi o fundador e 1º comandante do Bombeiros Voluntários de Viseu (1886, data da fundação).
Para além dos seus livros, João Aguiar mantinham também uma crónica mensal, na revista Super Interessante. Esta é a nossa singela homenagem a João Aguiar.


Sem comentários: