08/12/2009

Popeye, o marinheiro

Hoje faria anos o criador da personagem de desenhos animados, Popeye, o marinheiro, E. C. Segar. A aparição desta personagem deu-se em 1929, no jornal de Thimble Theatre.

Desde muito jovem, Segar mostrou talento para o desenho, aos 18 anos, decidiu ser catoonista e fez um curso por correspondência. Mudou-se para a cidade de Chicago, onde começou a trabalhat no jornal, The Herald. A 12 de Março de 1916, foi publicada a sua primeira trancha de banda desenhada.
Segar morreu aos 43, em 13 de outubro de 1938, masa a sua memória mantem-se através dos seus personagens.
Popeye, o marinheiro, foi uma personagem muito famosa, durante o século XX, que devia a sua força quase sobre-humana ao facto de comer muitos espinafres. Segundo alguns estudos científicos da época, os espinafres continham o mesmo nível de ferro do que a carne vermelha, razão que levou Segar a escolhê-los como fonte da força excepcional de Popeye.
Este personagem desapareceu durante algum tempo das páginas do jornal, mas graças às reclamações dos leitores, regressou e Olívia Palito transformou-se em sua namorada. Aparece também a personagem Bluto, eterno rival de Popeye.
Depois da banda desenhada, Popeye passou a desenhos animados na televisão, participou em anúnciou e em 1980 foi realizadao um filme em que Robin Williams desempenhava o papel de Popye. (Fonte: http://www.guardian.co.uk/)

Podes apreciar um dos filmes de desenhos animados de Popeye.

Sem comentários: